Placas de Desenvolvimento
Segue abaixo recomendações de placas de desenvolvimento para sistemas embarcados que eu já usei e gostei bastante da versatilidade, preço e relevância.
Raspberry Pi 4 - versão 4GB de RAM
A famosa Raspberry Pi 4, a qual dispensa apresentações. Simplesmente, o kit de desenvolvimento mais popular e relevante atualmente para soluções com Linux embarcado. Conta com uma comunidade de desenvolvedores gigantesca, muitos exemplos e bibliotecas disponíveis e inúmeras possibilidades de uso devido às suas interfaces de comunicação e multimídia (Ethernet, Wi-Fi, Bluetooth, USB, HDMI, saída P2 e muito mais!). Aquisição praticamente obrigatória para todos que trabalham com Linux embarcado.
ESP32-S
Kit de desenvolvimento para uso do DoC ESP32-S. Esta é uma versão do ESP32 com uma só CPU,adequado para projetos que precisam de uma economia maior de energia e que não tenham que realizar tarefas que demandam muito uso de CPU. Ainda, possui vários GPIOs expostos, o que facilita muito o desenvolvimento de projetos que tem que lidar com diversos periféricos ao mesmo tempo
BeagleBone Black
Outro kit de desenvolvimento excelente para quem quer trabalhar com Linux embarcado. Tem especificações técnicas muito interessantes para soluções com Linux embarcado e também conta com uma grande comunidade de desenvolvedores que possui. Tem como diferencial possuir em seu SoC dois PRUs (Programmable Realtime Unit), permitindo o desenvolvimento de aplicações Real-Time nos PRUs, compondo portanto uma solução de caráter assimétrico (lado Real-Time nos PRUs e não Real-Time com Linux embarcado).