A robótica no Brasil (ao menos no que diz respeito a robôs de combate) está, sem sombra de dúvidas, nos seus melhores dias! Pude ter esta conclusão no dia 21 de Outubro de 2017, no encontro de equipes de robótica, o qual tive o privilégio de participar. No encontro, realizado na loja Eletrobidu (Mogi das Cruzes-SP), participaram as equipe FEG Robótica e as equipes da UMC e curso técnico UMCTEC. No encontro, os robôs das equipes foram apresentados, houve demonstrações dos robôs e as equipes estavam abertas à responder dúvidas dos participantes.

Encontro – propósito e participantes

Os propósitos do encontro, organizado por Ademir Cardoso (proprietário da loja Eletrobidu), eram reunir equipes de robótica e entusiastas da área, a fim de estabelecer uma rede de contatos e, sobretudo, troca de conhecimentos.
Nesta primeira edição do encontro, participaram equipes de Mogi das Cruzes (equipe da UMC e do curso técnico UMCTEC) e de Guaratinguetá (equipe FEG Robótica), cidade onde Ademir e eu estudamos engenharia elétrica (na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, FEG – UNESP). Além das equipes de robótica, professores, alunos de engenharia e entusiastas da área (onde eu me incluo) fizeram pequenas palestras sobre assuntos relacionados, tais como: vida de um estudante de engenharia, desafios técnicos na construção de um robô de combate e a “filosofia” open-hardware e open-source (esta última feita por mim).

 

 

Galeria de fotos do evento

 

Veja abaixo uma galeria de fotos do evento:

 

 

Vídeos

 

Veja abaixo alguns vídeos dos robôs em ação no evento

 

 

 

 

 

 

Agradecimentos

 

Agradeço ao Ademir Cardoso e a loja Eletrobidu pelo convite em participar evento e por tornar realidade este encontro de equipes de robótica.


Pedro Bertoleti

Informações completas em: http://pedrobertoleti.com.br/index.php/sobre/