O Arduino é, sem sombra de dúvidas, uma das plataformas mais utilizadas para desenvolver projetos que envolvam sistemas embarcados, sobretudo no que diz respeito à prototipação rápida. Contando com uma comunidade grande, extremamente ativa e também com grande número de bibliotecas de suporte a hardware e comunicação (sensores, atuadores, protocolos de comunicação locais e em rede, etc.), o Arduino fica cada dia mais popular e adotada por aqueles que estão iniciando na área de sistemas embarcados.

Porém, o mundo não acaba nas facilidades que o Arduino oferece. Ao avançar os estudos, o aspirante a especialista em sistemas embarcados verá que há mundos novos em termos de conhecimento, sendo um deles o mundo dos Sistemas Operacionais de Tempo Real (ou, mais comumente encontrado na literatura, Real-Time Operating Systems – RTOS).

Dada a popularidade do Arduino, parece uma boa decisão utilizar a plataforma para ensinar novos conceitos e técnicas. E é justamente disso que este artigo irá tratar: a explicação dos principais conceitos de um RTOS para iniciantes, utilizando para exemplificar a plataforma o Arduino e como Sistema Operacional de Tempo Real o FreeRTOS.

Para ler este artigo na íntegra, clique aqui.


Pedro Bertoleti

Informações completas em: http://pedrobertoleti.com.br/index.php/sobre/