Se você é leitor assíduo de blogs de teclonolgia e sistemas embarcados, já deve ter percebido quão versátil o ESP32 é, podendo ser utilizado tanto para acionamentos simples quanto em projetos mais avançados de Internet das Coisas. Por contar com conectividade WiFi de forma já nativa, o ESP32 abre portas para interação com os mais diversos serviços via Internet. Neste post vamos tratar o uso do ESP32 com um popular comunicador instantâneo: o Telegram.

No projeto aqui desenvolvido, será possível controlar até 4 relés ligados no ESP32 e ler a temperatura ambiente e a umidade do ar, tudo via Telegram e a partir de qualquer smartphone ou computador conectado à Internet. Desta forma, você poderá “conversar” com seu projeto para que ele faça as ações propostas.

Essa aplicação abre portas para projetos de controle e monitoramento remotos dos mais diversos tipos. Podendo ser muito útil em situação onde o que se deseja monitorar e/ou controlar se encontra em local de difícil acesso ou de acesso restrito (como locais com risco biológico, por exemplo).

Leia este post na íntegra clicando aqui.


Pedro Bertoleti

Informações completas em: http://pedrobertoleti.com.br/index.php/sobre/